castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 10 de maio de 2012

COCOBEACH, UMA CIDADE BINACIONAL (GABÃO E GUINÉ EQUATORIAL)



Cocobeach é uma cidade no noroeste do Gabão, junto à fronteira com a Guiné Equatorial. Conforme um acordo entre os dois países, esta cidade é binacional.



File:Monuments aux Morts Bataille de Cocobeach septembre 1914.jpgFile:Mairie de Cocobeach au Gabon.jpg

Em 2006 um acordo entre Gabão e Guiné Equatorial  tornaram a cidade Binacional, sendo que a parte norte da cidade, junto ao Banco do Rio Muni e incluindo a aldeia de Bogofala, ficaram pertencendo à Guiné Equatorial, já a parte sul da cidade de Coco Beach continua pertencendo ao Gabão e é capital do Departamento de Noya. A população estimada para 2007 para toda a cidade binacional é de 3.312 habitantes. Todos habitantes antes do acordo de 2006 possuem nacionalidade Gabonesa, mas os nascidos na cidade (parte da Guiné Equatorial), terão também nacionalidade equatoguineana. A cidade foi dividida entre os dois países para dar mais fluxo à economia, baseada na pesca e na extração de madeira.
O departamento de Noya pertence à região Gabonesa de Estuaire e tem como principais localidades a Comuna de Cocobeach (3.312 hab.) e os Cantões de Mouni-Noya (315 hab.) e Océan-Mondah (2.641 hab.) conforme censo de 2003, sendo que dos 3.3l2 habitantes, 1.7l8 ficaram na parte francesa e 1.594 na parte da Guiné Equatorial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário