castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

SENADOR DEFENDE CONSTRUÇÃO DE FERROVIA TRANSCONTINENTAL


Senador defende Ferrovia Transcontinental
17/02/2012 - Agência Senado
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), em discurso nesta quinta-feira (16), deu sequência a sua série de discursos sobre os modais de transporte que demandam investimentos para garantir o desenvolvimento de Brasil e de Rondônia. Desta vez, ele defendeu a construção da ferrovia transcontinental, que ligará o Rio de Janeiro a Rondônia, passando por mais quatro estados.
Quando concluído, o percurso totalizará 4.400 km em território brasileiro. O Peru já adotou medidas legais para priorizar a ligação de seus portos à fronteira com o Brasil, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico na América do Sul.
- Tudo indica que a primeira transcontinental latino-americana deixará de ser um sonho grandioso - declarou.
O senador lembrou ter sido relator da Medida Provisória 427/2008, cujo objetivo era modernizar o modal ferroviário brasileiro, além de incluir Rondônia no sistema ferroviário nacional.
O primeiro trecho da ferrovia, de Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde (MT), está com obras autorizadas e tem previsão de conclusão para o fim de 2014. Quando concluída, a ferrovia transportará 20 milhões de toneladas de carga por ano, escoando a produção nacional, em especial as commodities cultivadas no centro-norte do país, com um custo de transporte mais baixo.
- O Brasil é a sexta economia mundial e precisa dispor de malhas ferroviária, hidroviária e rodoviária condizentes com a posição que ocupa no cenário internacional - disse.
Valdir Raupp também comemorou a aprovação de empréstimo de R$ 542 milhões, a ser celebrado entre Rondônia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para investimentos em infraestrutura, educação e formação de recursos humanos, entre outros setores.
O senador disse estar se empenhando para que Rondônia tenha agenda positiva em 2012.
- Tivemos, no ano passado, uma agenda altamente negativa: tivemos muitos eventos negativos no estado de Rondônia. Foi um ano, não vou dizer que para se excluir de nossa história, mas para se esquecer um pouco daquilo que de ruim aconteceu ou tirar proveito para se promover uma agenda positiva para o ano de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário