castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O TERRITÓRIO DE HEARD E MACDONALD GANHAM UMA NOVA ILHA: ELEPHANT SPIT


Mundo ganha nova ilha. Pena que não é tropical

Não é exatamente um dos destinos de mais fácil acesso, nem uma localidade turística. Mas quem gosta de viajar vai gostar de saber que o mundo acaba de ganhar uma nova ilha. Não pense, porém, num paraíso tropical à linha do Equador. Pelo contrário. A remota Heard Island fica quase na Antártida, e perdeu a pensínsula conhecida como Elephant Spit, ou Cusparada de Elefante. O motivo? O mar inundou a estreita faixa de areia de 10 km que ligava a parte principal da ilha a outra área, mais larga, chamada McDonald Island:

AFP


A Heard Island, localizada 4 mil a Sudoeste da Austrália, é patrimônio da Humanidade.

AFP


Nos mapas científicos, os pontos em rosa são de inundação pelo aumento do nível do mar, o que os estudiosos acreditam ser provocado pelo aquecimento global. As geleiras da própria ilha estão derretendo e jogando água doce na costa:

AFP


Mas apesar da divisão da ilha em duas, de fato, constatou-se que a pensínsula ainda está intacta debaixo d'água.

Estações meteorológicas automáticas instaladas em Heard Island registraram um aumento de 1,3 grau na temperatura da ilha. A geleira Brown teve retração de 1,2 km entre 1947 e 2004 e há razão para acreditar que o fenômeno se acelera.

Apesar de até agora ter sido ligada à Heard Island por uma península, a McDonald Island tem atividade geológica diferente da irmã siamesa. Em 2004 detectou-se vulcanismo abaixo da McDonald e a ilha mais do que dobrou de tamanho em poucos anos, de um quilômetro quadrado para 2,5 km quadrados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário