castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

EDITAL PARA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA LIGANDO CAMPINORTE (GO) A VILHENA (RO) SAI EM FEVEREIRO


Projeto executivo da Fico sai em fevereiro
18/01/2012 - Só Notícias
O presidente da Valec Enegenharia, Construções e Ferrovias S.A, José Eduardo Sabóia Castelo Branco, anunciou a retomada das obras da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico) em reunião com o governador Silval Barbosa. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (18), em Brasília. Castelo Branco afirmou que em fevereiro deste ano será aberto o edital para a contratação do projeto executivo da Fico.
A previsão, segundo o presidente da empresa estatal ligada ao Ministério dos Transportes, é que no segundo semestre de 2013 seja efetuada a emissão da ordem de serviço para o início da obra que ligará Campinorte (GO) a Vilhena (RO), passando por Lucas do Rio Verde (354 Km ao Norte de Cuiabá).
Ao todo, a ferrovia terá 900 km - trabalhados em sete lotes - e o recurso de 4 bilhões de reais já está assegurado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Considero a Fico umas das obras de logística mais importantes não só para Mato Grosso, mas para todo o Centro-Oeste", frisou o governador do Estado.
A agilidade na construção da Ferrovia "Senador Vicente Vuolo" e a continuidade da obra para ligar Rondonópolis e Cuiabá também foram pautas da reunião entre o Governo do Estado e a Valec. Castelo Branco informou que a intenção é dar mais celeridade aos estudos ambientais e projetos básicos para a execução da obra.
Na ocasião, Silval e o secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transporte, Francisco Vuolo, falaram também sobre o trecho Cuiabá-Santarém, pontuando a possibilidade de uma parceria Público-Privada (PPP) com um grupo chinês para a execução dessa parte da ferrovia.
Silval e o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, assinaram nesta quarta-feira o convênio que garantiu o empenho da Rodoanel em Cuiabá, no valor de R$ 30 milhões. Também foi garantido o empenho do anel viário a ser construído em Barra do Garças, obras importantes para desafogar o trânsito nas duas regiões.
Segundo o governador, durante a reunião trambém ficou definido que serão novamente licitadas as obras de recuperação das BR-174 ( liga Cáceres a Rondônia), 080 ( atual MT-322, que vai de Bom Jesus do Araguaia a Peixoto de Azevedo) e a BR-158 ( liga Barra do Garças a Vila Rica). Silval Barbosa afirmou que a reparação desses trechos são de fundamental importância para a economia de Mato Grosso. Ele destaca que o trecho da BR-158, por exemplo, é uma importante região agrícola.
Os recursos para as obras de recuperação estão garantidos e o próximo passo será a licitação destas obras. Estiveram presentes na reunião o deputado federal Wellington Fagundes, o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, e o secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Eder Morares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário