castelos medievais

castelos medievais

domingo, 6 de novembro de 2011

LUCAS DO RIO VERDE: O 8º IDM DO BRASIL



Lucas do Rio Verde é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 13º03'01" sul e a uma longitude 55º54'40" oeste, estando a uma altitude de 390 metros. Sua população em 2010 era de 45.545 habitantes. Possui uma área de 3.659,86 km².



História
A colonização foi incentivada pelo regime militar que pretendia ocupar os "vazios demográficos" do país. Nas fotos dos pioneiros é possível ver as faixas contendo os dizeres "Pátria, Família e Propriedade", frase de apoio à ditadura. Apesar de considerada vazia a região era ocupada por diversas populações indígenas. Muitas dizimadas durante a construção da BR-163.
Lucas do Rio Verde é considerado hoje um município-modelo que ocupa lugar de destaque no ranking dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país (8º Lugar). Lucas do Rio Verde é uma cidade que se desenvolveu muito rápido, pois até o final dos anos 90 a cidade não era servida de rede de energia elétrica, possuindo apenas motores geradores a óleo para o abastecimento da cidade.A população é predominantemente sulista, mas com a divulgação dos prodígios econômicos das monoculturas pessoas de outras regiões do país migraram para a cidade. Mas não havia mais "terras sem dono". A opção dos migrantes paraenses, maranhenses e matogrossenses foi trabalhar nas fazendas. A mecanização da agricultura permite mais rapidez na colheita e plantio, mas reduz a quantidade de mão de obra empregada. Atualmente (abril de 2008) o município passa por uma profunda transformação, com a agro industrialização, o que atrai uma grande quantidade de pessoas que buscam trabalho, entretanto o alto custo de vida, principalmente aluguel e alimentação, tem dificultado a vida dos novos moradores, que aos poucos voltam para sua região de origem ou entram para a vida de crimes, fator que vem crescendo diariamente na cidade(outubro de 2010).

Geografia
Com uma localização geográfica privilegiada, Lucas do Rio Verde desponta como um dos principais pólos de desenvolvimento agrícola do Estado. Na década de 70, migrantes do Sul do Brasil resolveram instalar-se no centro de Mato Grosso. É considerado o primeiro município a colher soja no país e maior produtor de milho safrinha do Brasil.
Embora a distribuição de ecossistemas definida pelo IBGE considere a região como área de tensão ecológica entre a Floresta Amazônica e o Cerrado a predominância florística corresponde à Floresta Amazônica.

Infraestrutura

O município precisa avançar agora no tratamento do lixo, saneamento, nas políticas públicas de cultura, no transporte público urbano e na recuperação das áreas de reserva legal. No Cerrado, a legislação ambiental exige 35% de preservação da vegetação nativa.
Na área da comunicação a cidade conta com as rádios Alternativa FM, a Rádio Regional FM, a rádio Atitude AM e a Rádio Ágape, a TV Record News (Record_news) Canal 47, a TV Rio Verde(Rede Record) canal 8 e TV Conquista (SBT) canal 5. Os sites de notícias Tosabendo, MT Agora , CenárioMT . Além disso há os jornais impressos Folha Verde, Portal de Noticias e O Luverdense. Conta ainda com informativos de entidades sociais do município.

Ensino

A rede de ensino é bem servida, contando com várias escolas publicas, do ensino infantil até o ensino medio, além de algumas escolas particulares. No ensino superior, está a disposição dos estudantes a Faculdade La Salle com os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Pedagogia e Turismo e, em breve, com o curso de Gestão da Tecnologia da Informação. A UNEMAT (Instituição estadual) esta presente na cidade, em parceria com a prefeitura, através de uma Turma especial do curso de Ciências Econômicas, sendo este o único curso superior gratuito no município. Não existe nenhum Campus Universitário de instituições Públicas. O Município de Lucas do Rio Verde conta ainda com uma Instituição de Ensino Técnico de Nível Médio, o CIENTEC - Centro Integrado de Ensino Técnico, que oferece cursos Técnicos em Enfermagem, Radiologia, Segurança do Trabalho, Agropecuária e Eletrotécnica.
Recentemente a Secretária de Educação do Município recebeu Medalha por méritos educacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário