castelos medievais

castelos medievais

domingo, 23 de outubro de 2011

TOROPI, 16 ANOS DE EMANCIPAÇÃO



PDF Imprimir E-mail
Sáb, 22 de Outubro de 2011 14:30
torp
Dia 22 de outubro Toropi está em festa, comemorando 16 anos de emancipação. São 16 anos de crescimento e desenvolvimento nos mais variados setores, sendo motivo de orgulho para quem nasceu e reside no município bem como para quem traz no coração essa terra hospitaleira. Nessa edição relembre um pouco da história e acompanhe um crescimento desse município. Página 11.

Toropi: 16 anos de desenvolvimento

O município de Toropi surgiu ao longo das linhas de colonização, de estradas abertas no meio do mato. Localizado a 18 km de São Pedro do Sul e a 60 km Santa Maria, na região central do estado do RS. Limita-se, com os municípios de Jari, São Pedro do Sul, Quevedos e Mata. Atualmente, possui uma área de 203,5 km² e uma população de 2.952 habitantes, segundo último censo realizado em 2010.
Por volta de 1890, as famílias Koglin, Warber e Drayfker começaram a ocupar o local onde hoje é a cidade de Toropi.  Após instalar suas casas, construíram um moinho, uma casa comercial, um clube, com cancha de bolão, tiro ao alvo e um grupo de coral. Mais tarde surgiram as igrejas católica e luterana.
Com a vitória do “sim” pela emancipação, no plebiscito do dia 22 de outubro de 1995 e através da Lei n.º 10.669, de 28 de dezembro de 1995, tornou-se município, sendo instalado em 1º de janeiro de 1997.


DISTRITOS - O Município divide-se em dois distritos, Sede e Linha Bonita. A produção primária é dada em pequenas propriedades, onde a principal produção é leite, fumo, soja, arroz e feijão.
ECONOMIA - A produção primária é dada em pequenas propriedades, onde produz-se principalmente leite, fumo, soja, arroz e feijão.

TURISMO - Os balneários Passo do Angico, Praia Nova e Toropi Mirim são refenciais turísticos do município e da região. Contam com uma população flutuante de 4 a 5 mil pessoas nos períodos de veraneio. Possuem uma infra-estrutura privilegiada, onde constantemente são realizadas melhorias.
CURIOSIDADE - Toropi é um nome de origem tupi-guarani, que significa "caminho do tatu", devido talvez ao rio Toropi, que possui um leito sinuoso com curvas e correntezas, como o tatu faz para fugir do perigo.

POLÍTICA - O município é comandado pelo prefeito Adair Braz (PMDB) pelo segundo mandato e tem como vice-prefeito Vandir Oesterreich também do PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário