castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PINTO BANDEIRA VOLTARÁ A SER MUNICÍPIO


Distrito voltará a ser município

Com a emancipação de Pinto Bandeira, Bento Gonçalves perderá cerca de um terço de sua área territorial<br /><b>Crédito: </b> fabiano mazzotti / divulgação / cp
Com a emancipação de Pinto Bandeira, Bento Gonçalves perderá cerca de um terço de sua área territorial
Crédito: fabiano mazzotti / divulgação / cp
Com a emancipação de Pinto Bandeira, Bento Gonçalves perderá cerca de um terço de sua área territorial
Crédito: fabiano mazzotti / divulgação / cp
O Rio Grande do Sul voltará a ter 497 municípios a partir de janeiro de 2013, quando serão empossados o prefeito, o vice e os vereadores que serão eleitos em 7 de outubro de 2012 em Pinto Bandeira. O pleito no atual distrito de Bento Gonçalves foi incluído no calendário das eleições municipais, aprovado em 28 de junho pelo TSE. Esta é a segunda vez que Pinto Bandeira passa da condição de distrito para município. Após ter se emancipado em 1996 e eleito prefeito e vereadores pela primeira vez em 2000, voltou a ser distrito em 2003 por meio de liminar movida pelo PP de Bento. Em 9 de julho de 2010, o STF derrubou a liminar que deu o retorno à condição de distrito em 2003, considerando válida a lei que o criou. Na época, a então governadora, Yeda Crusius, poderia ter nomeado um interventor, mas o local seguiu sendo administrado pelo prefeito de Bento, Roberto Lunelli, que manteve só os serviços básicos funcionando.

A partir de agora, os moradores votantes do local devem se recadastrar no Cartório Eleitoral de Bento Gonçalves para confecção do novo Título Eleitoral. O presidente da Associação Pró-Municipalização, João Pizzio, considera que este é mais um passo importante, que solidifica o município. "A partir das eleições, vamos ter novamente prefeito, vice e vereadores eleitos, reinstalando definitivamente o município, sonho maior da comunidade", enfatiza. O chefe do Cartório Eleitoral da 8 Zona, Ricardo Abreu, diz que os eleitores filiados em partidos de Bento que têm seus títulos cadastrados como Pinto Bandeira automaticamente virarão filiados dos diretórios deste local.

Lunelli lamenta a perda. "Pinto Bandeira é um distrito muito importante, porém, vamos acatar o que a Justiça decidiu", ressalta. Com a volta de Pinto Bandeira à condição de município, Bento perderá cerca de um terço de sua área territorial. Além disso, o novo município, com 4 mil habitantes, ostenta o título de maior produtor de pêssegos de mesa in natura do país, principal cultura da localidade, que também desponta por ter clima, solo e altitude ideais para cultivo de uvas para elaboração de espumantes.

Fonte: Jornal Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário