castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MOÇAMBIQUE PODERÁ PASSAR A TER 150 DISTRITOS


Com aprovação ontem, pelo Governo, da criação de mais distritos.
Se a proposta for aprovada pela Assembleia da República, o país passará a ter um total de 150 distritos, sendo 13, dos novos, nas províncias de Nampula, Zambézia, Tete e Manica.
O Conselho de Ministros aprovou ontem a criação de 13 novos distritos no país, nas províncias de Nampula, Zambézia, Tete e Manica. À parte destes, nove outros deverão surgir nas capitais provinciais e o país poderá passar a ter um total de 150 distritos. A título de exemplo, em Nampula, foi criado o distrito de Ilha de Moçambique; na Zambézia foram criados os distritos de Quelimane, Muabo, Mulevala, Mucubela, Derre e Molumbo; em Tete passam a existir os distritos de Marare e Doa; e na província de Manica nascem os distritos de Macate e Vanduzi.
A medida tem em vista melhorar a gestão administrativa no país, fomentar o crescimento económico e a aproximação do Governo ao cidadão.
Carmelita Namashulua, que ontem anunciou a decisão do Governo logo depois do fim da sessão de ontem, disse que houve também alteração dos nomes de três distritos das províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa. Em Cabo Delgado, por exemplo, o distrito de Pemba-Metuge passa a chamar-se apenas Metuge; em Nampula, o distrito de Nampula-Rapale passará a chamar-se simplesmente de Rapale e em Niassa, o distrito com o mesmo nome passa a chamar-se Chimbonila.
AR deverá decidir.
Apesar do ponto já avançado pelo Governo, a decisão final caberá ao Parlamento, que deverá decidir pela aprovação ou não da proposta do Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário