castelos medievais

castelos medievais

domingo, 14 de agosto de 2011

RIO DE JANEIRO: DISTRITO DE CALIFÓRNIA PODE TROCAR DE MUNICÍPIO


Plebiscito pode decidir futuro do distrito da Califórnia
Publicado em 13/8/2011, às 20h52
Última atualização em 13/8/2011, às 20h52




Talita Ribeiro
Plebiscito proposto na Alerj pode mudar limite territorial entre Volta Redonda e Barra do Piraí
Pelo voto: Plebiscito proposto na Alerj pode mudar limite territorial entre Volta Redonda e Barra do Piraí

Barra do Piraí e Volta Redonda
Talita Ribeiro
A possível anexação do Sexto Distrito da Califórnia ao município de Volta Redonda é uma reivindicação antiga da população da localidade. Se aprovada, a mudança contemplará 20 mil pessoas que deixam de ter suas propriedades integradas ao município de Barra do Piraí. Pelo projeto, os bairros Califórnia, Fátima, Cerâmica União, São Luiz da Barra, São Francisco, Santa Terezinha, Recanto Feliz e Morada do Vale passarão a fazer parte de Volta Redonda.
O deputado estadual Edson Arbertassi(PMDB), que está à frente do processo,  afirmou que foi protocolado na última semana o pedido para que a Alerj (Assembleia Legislativa da Estado do Rio de Janeiro) aprove a realização de um plebiscito em que a população de Barra do Piraí e Volta Redonda possam manifestar a vontade quanto à anexação do território da Califórnia à Cidade do Aço.
O prefeito de Barra do Piraí, José Luiz Anchite (PP), destacou ser a favor da participação pública no processo decisório, mas ao mesmo tempo lamentou que a cidade possa perder o distrito. Mesmo assim, ele ressaltou que apoia a anexação.
- É com pesar que digo que o Sexto Distrito deixará de integrar o nosso município. Reconhecemos, porém, que a população estará em boas mãos. Barra do Piraí fica a uma grande distância do Complexo Califórnia e, além disso, Volta Redonda possui muito mais recursos que nosso município. Ainda que isto soe mal para alguns, não podemos negar essas questões. Logo, se comprovadamente for este o desejo do povo californiano, não faremos qualquer esforço para evitar a sua realização, nenhum homem público responsável tem o direito de impedir isto - declarou.
As obras implementadas na Califórnia foram destacadas por Anchite, como a de drenagem e iluminação de estradas do Complexo e a promessa da construção de uma escola no Bairro de Fátima.
- Temos absoluta consciência de que ainda faltam muitos investimentos. O que não nos falta é o respeito ao cidadão e, independente do resultado do processo em questão, continuaremos até o final do nosso mandato trabalhando muito e com total dedicação à população do Complexo da Califórnia - salientou Anchite.
A previsão de Albertassi é que o decreto seja aprovado na Alerj até o final deste mês, e que até setembro haja uma posição do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para a implementação do plebiscito.
Conforme disse o parlamentar, o contato com os prefeitos das duas cidades irá acontecer depois da consulta popular. As conversas, por enquanto, estão ocorrendo nas câmaras municipais.  O deputado participou de uma sessão no Legislativo de Volta Redonda para expor o projeto, e teve o apoio dos vereadores para a realização do plebiscito. Ele espera a mesma adesão por parte dos representantes de Barra do Piraí. A reunião com os vereadores da segunda cidade envolvida no processo está prevista para o próximo dia 25.
- A Califórnia tentou conseguir a emancipação, mas na ocasião o Tribunal de Justiça vetou a possibilidade por entender que a região não possuía uma situação econômica que permitisse a emancipação. Os vereadores de Volta Redonda foram favoráveis à anexação - destacou.
Para Albertassi, os diversos encontros realizados junto à comunidade demonstram a necessidade da incorporação do território por Volta Redonda.
- O que estamos fazendo não é um movimento de crítica ao prefeito e aos vereadores de Barra do Piraí. Estamos atendendo à necessidade da população - destacou.
Apoio de VR
Segundo o deputado, a partir da apreciação positiva por parte da Alerj o Tribunal Regional Eleitoral terá o prazo de seis meses para marcar a data do plebiscito.
O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB), afirmou ser favorável à consulta popular e à anexação do distrito da Califórnia. Ele - que contou ter sido um dos defensores da emancipação da localidade quando era deputado estadual - defendeu que toda iniciativa deve ser implementada respeitando a vontade da população.
- A prefeitura de Barra tem trabalhado de forma competente e responsável, mas sabemos que, pela proximidade de Volta Redonda, a população da Califórnia prefere utilizar os serviços daqui - disse.
Anexar de o distrito da Califórnia poderia também significar uma alternativa para a expansão de Volta Redonda, que não dispõe de muitas áreas para abrigar novos empreendimentos. Sobre a questão, Neto destacou que incorporar estas localidades representaria uma possibilidade para abrigar casas e empresas. Porém, para o prefeito, o principal é atender a necessidade dos moradores.




Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,44661,Plebiscito-pode-decidir-futuro-do-distrito-da-California.html#ixzz1V0TiH0Fc

Nenhum comentário:

Postar um comentário