castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

AMAZONAS QUER CONCLUIR PL QUE CRIA NOVOS MUNICÍPIOS


Adjuto está concluindo PL que cria novos municípios

Editoriais - Purus

Foto ilustrativa
Em seu pronunciamento, hoje pela manhã, na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Adjuto Afonso (PP) informou que está concluindo o Projeto de Lei (PL) que cria novos municípios, obedecendo critérios sócio-políticos do Amazonas. De acordo com o parlamentar, a intenção do legislativo é apresentar um projeto para quando o Congresso Nacional devolver as prerrogativas para emancipação de novos municípios, a Lei local já esteja aprovada.

Em reunião ocorrida na sede da na Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, em Brasília, semana passada, com participação da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais) representada por Adjuto Afonso, o parlamentar informou que ficou acordado que o Executivo (Governo Federal) ficou de encaminhar ao Congresso, nos próximos dias, uma Proposta de Lei Complementar (PLC) que regulamenta o artigo 18º da Constituição Federal, parágrafo quarto, para devolver as Assembleias o poder de legislar pela criação de novos municípios.

“Essa é a proposta mais viável. Ao invés de tentarmos aprovar inúmeras propostas apresentadas por vários parlamentares, o Executivo entendeu que regulamentar a Lei da Constituição Federal, será mais benéfico. Em reunião feita pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), ano passado, no qual houve participação de várias entidades, foi formatado um texto com critérios que deverão nortear as Assembleias  Legistalivas do país”, explicou Adjuto.

De acordo com o parlamentar, os estados do Ceará e Pará já apresentam a Lei aprovada, que barra a criação de municípios sem o menor critério. “Vamos pegar a experiência dos estados do Ceará e Pará, bastante positivas, para criarmos a nossa. Essa é uma iniciativa que tira o Estado do atraso, principalmente, pelo fato da emancipação ser um mecanismo essencial para o desenvolvimento do município”, justificou Adjuto.

O parlamentar informou que a Lei será criteriosa e vai conter uma série de exigências como número de cinco mil habitantes, subscrito por 20% de eleitores residentes, além de estudo de viabilidade econômica, político-administrativa, sócio-ambiental e urbana, e na sede da comunidade ter construções, serviços de telefonia, correios, posto de gasolina, distribuição de gás e água.

Adjuto infomou que ao menos dez comunidades poderão ser emancipadas no Amazonas, entre elas, Santo Antônio do Matupi (Manicoré), Novo Remanso (Itacoatiara), Cacau Pirêra (Iranduba) e Balbina (Presidente Figueiredo).

Fonte: Auriane Carvalho, Assessoria de Comunicação do deputado estadual Adjuto Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário