castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 21 de julho de 2011

SHARM EL-SHEIKH (EGITO) O BALNEÁRIO DA PAZ


Sharm el-Sheikh ou Charm el-Cheikh, literalmente Baía do Xeque (em árabe: شرم الشيخ‎, Xarm al-Xaykh), localiza-se no extremo sul da península do Sinai, junto do Mar Vermelho. É a maior estação balnearia do Egito, reputada pela grande quantidade de corais na sua costa. População: 35.798 hab.

Nome

Sharm el-Sheikh, é por vezes também designada por "Cidade da Paz", devido ao largo número de conferências internacionais pela paz mundial, que tiveram lugar na região. Conhecida como Şarm-üş Şeyh (Sharm ush-Sheikh, "Baía do Xeque" em árabe) durante o Imério Otomano, a cidade foi renomeada de Ofira, durante a ocupação Israelita, entre 1967 e 1982. Entre os egípcios, o nome da cidade é referido pelo diminutivo "Sharm" ([ʃɑɾˤm]).


História Recente

A cidade foi capturada por Israel durante a Crise do Suez em 1956 e restaurada ao Egito em 1957. A força de pacificação das Nações Unidas encontra-se estacionada na região desde 1967, quando após a Guerra dos Seis Dias, esta foi recuperada por Israel. Sharm el-Sheikh mantém-se sob o controlo de Israel, até a Península do Sinai passar novamente para a soberania egípcia, depois do tratado de paz Israelo-egípcio de 1982.







Nenhum comentário:

Postar um comentário