castelos medievais

castelos medievais

domingo, 3 de julho de 2011

POMERODE: O MUNICÍPIO MAIS ALEMÃO DO BRASIL.


Pomerode é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.
área:215,90 km²
População: 27.772 hab. (Censo 2010)



















História

Assim como diversas cidades brasileiras, Pomerode surgiu com o início da imigração alemã no Brasil. A colônia, criada em 1861 pelos imigrantes pomeranos, foi estrategicamente localizada entre Blumenau e Joinville, assim incentivada pelo Dr. Hermann Blumenau para que fortalecesse o comércio entre ambas. Os lotes de terras foram divididos entre os imigrantes, que se dedicaram à produção de arroz, batata, fumo, mandioca, feijão e à criação de animais. Com a chegada do século XX, pequenas indústrias se instalaram na região, com destaque para as de porcelana.


A maior parte desses imigrantes alemães vieram da histórica região da Pomerânia, de onde se origina o nome do município, situada entre o norte da Alemanha e a Polônia. Os pomeranos são descendentes de uma mistura de povos germânicos e eslavos e, desde o século XII, quando passaram a fazer parte do Sacro Império Romano-Germânico, sofreram um processo de germanização de seu idioma e costumes. Quando chegaram ao Brasil, os pomeranos não se identificavam como alemães, pois possuíam características culturais distintas. Entretanto, com o passar do tempo, acabaram se incluindo entre os alemães.

Dentre os diversos grupos de alemães que emigraram para o Brasil, os pomeranos formam uma minoria e, por isso, quando aqui chegaram, mesclaram-se com outros grupos germânicos, o que contribuiu para que perdessem sua herança cultural. Apenas em três estados brasileiros os pomeranos formaram comunidades autônomas que contribuíram para a manutenção dos seus costumes: em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, e em Pomerode.

Com o fim da II Guerra Mundial, a maior parte da Pomerânia foi anexada à Polônia e apenas uma pequena parcela ficou com a Alemanha, chamada de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Muitos pomeranos se refugiaram na Alemanha Oriental ou emigraram para outros países, perdendo grande parte de seus costumes. Prova disso é que o Brasil tem mais falantes da antiga língua pomerana do que a própria Alemanha.














No Brasil, a II Guerra Mundial também foi decisiva para a nacionalização dos imigrantes pomeranos. O ex-presidente Getúlio Vargas, após declarar guerra à Alemanha, proibiu o uso da língua alemã no País, a construção de casas com arquitetura germânica e as manifestações ligadas à cultura da Alemanha. Isso afetou Pomerode e todas as demais colônias no Brasil, que passaram a se abrasileirar cada vez mais.

Ao todo, 300 mil brasileiros são descendentes de alemães pomeranos.

Idiomas

90% dos habitantes de Pomerode são descendentes de alemães pomeranos e a maior parte dos moradores são bilíngues: falam o português juntamente com o pomerano (Pomerisch ou Pommersch Platt, em alemão). Ao lado do dialeto alemão também conhecido como Hunsrückisch, o Pomerano é o falar germânico mais difundido entre a população teuto-brasileira.
















Turismo

Por toda a cidade há casas edificadas de acordo com a típica arquitetura germânica enxaimel, restaurantes de comida alemã e festas que celebram as tradições germânicas, cuidadosamente preservadas por seus habitantes.
















Todo ano, no mês de janeiro acontece a Festa Pomerana na cidade, uma festa conhecida por ser praticamente voltada a cultura alemã, muito parecida com a Oktoberfest. Há muitos aspectos da cultura local que acontecem nessas comemorações, como o ritual do casamento pomerano tradicional,comidas e bebidas típicas e muita música alemã.Na festa, há diversas competições entre os moradores, como o chopp em metro, disputa de serrar madeira, tiro ao alvo, entre outros. Cada edição reúne cerca de 25 mil pessoas, em quase duas semanas de pura alegria.
















Em 1 de setembro de 2010, o município instituiu a língua alemã como co-oficial secundária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário