castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 27 de junho de 2011

SÃO JOAQUIM - SANTA CATARINA: A ROTA DAS NEVES EM UM PAIS TROPICAL


São Joaquim é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 28° 17' 38" Sul e a uma longitude 49° 55' 54" Oeste, estando a uma altitude de 1.353 metros. Sua população pelo censo 2010 é de 24.812 habitantes. Situada no Planalto Serrano, está localizada a 136 km de Tubarão, 81 km de Lages e 227 km de Florianópolis. A cidade conta com uma grande diversidade étnica, composta principalmente por descendentes de portugueses, africanos, alemães, italianos e japoneses. Há também grande parte da população vinda de outros estados, principalmente do Rio Grande do Sul. Sua área é de 1.885,60 km².















A instalação da 1ª Câmara Municipal foi em 7 de maio de 1887 onde foram eleitos como vereadores Matheus Ribeiro de Sousa, Marcos Batista de Sousa, José Alves de Sá, José Rodrigues de Sousa, João de Deus Pinto de Arruda, Aureliano de Sousa e Oliveira (Neto) e Policarpo José Rodrigues.


Principais atividades econômicas

A economia do município era fundamentada na pecuária, mas teve grande impulso com a cultura de frutas de clima temperado, como a maçã, iniciada na década de 1970. Hoje, São Joaquim é o maior produtor da fruta no Estado, contando com mais de 1000 pequenos produtores. O turismo também é importante para a cidade, por conta do clima frio e da possibilidade de precipitações de neve, algo inexistente em grande parte do Brasil. O município vem se destacando também pelos vinhos de altitude que estão alcançando nível internacional tais como: Villa Francioni, Joaquim, Quinta da Neve, Núbio, entre outros.




























Geografia e clima

Situada a 1.353 metros de altitude, São Joaquim é uma das cidades mais altas do país, quanto à altitude da sede municipal. O clima do município é subtropical ou temperado (Cfb), com verões frescos e baixas temperaturas no inverno - os termômetros já marcaram -10 °C no inverno de 1991, sendo o recorde da cidade - os recordes no Brasil são de -14 °C, no município de Caçador, e de -17,8 °C (não oficial), no Morro da Igreja, no município vizinho de Urubici. No verão, a temperatura máxima já registrada foi de 31,4 °C. Juntamente com Urupema, no mesmo estado, e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, é considerado o município mais frio do Brasil, com temperatura média anual de 13 °C. O mês mais quente é janeiro, com temperatura média de 17 °C, enquanto o mês mais frio é julho, com média de 9 °C. Durante os meses de inverno, é comum a ocorrência de geadas e ocasionalmente, nos dias de frio mais intenso, ocorrem precipitações de neve, que no entanto não aparecem muitas vezes ao ano e poucas vezes são intensas, pois sua latitude é relativamente baixa para propiciar precipitações de neve mais abundantes e com maior freqüência. Em 26 e 27 de junho de 2011 a temperatura chegou a -5,4 graus  com sensação térmica de -27 graus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário