castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

EMANCIPAÇÃO DE LOCALIDADES NO AMAZONAS

Por considerar que 25 localidades do Amazonas se enquadram na categoria de municípios, o Deputado Estadual Orlando Cidade (PTN) garantiu que vai lutar pela emancipação dessas cidades. O compromisso foi anunciado hoje, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado do amazonas (Aleam), onde o parlamentar destacou que o reconhecimento deverá impulsionar o desenvolvimento social e econômico dessas áreas, também conhecidas como vilas.
De acordo com o deputado, que também é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento do Campo da Aleam, será elaborado um estudo para viabilizar o reconhecimento das comunidades em município, uma vez que desde 1990 nenhuma cidade foi instituída no Estado.
“Grande parte dessas comunidades já possui escola, posto de saúde, energia elétrica, entre outros itens indispensáveis para que sejam reconhecidas como municípios. Por isso, vamos lutar para que haja o desmembramento dessas localidades e elas possam ser reconhecidas como merecem”, disse o deputado, ao considerar inadmissível que em um Estado com a extensão territorial do Amazonas tenha sido criado nenhum município nos últimos 21 anos.
Cidade justificou que sua reivindicação vai de encontro ao desenvolvimento dessas comunidades, que poderão usufruir de benefícios que ocasionarão em avanços sociais e econômicos. Ele assegurou ainda que tais localidades, como as vilas do Novo Remanso, Santo Antônio do Matupi, Itapeaçú, Canumã e Novo Céu, são praticamente independentes e só precisam ser reconhecidas legalmente como municípios.
Além das comunidades já citadas, o deputado defende também que as localidades de Auatiparaná, Cacau Pirêra, Sacambu, Janauacá, Augusto Montenegro, Osório da Fonseca, entre outras, instaladas em Manaus, Humaitá, Borba, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Japurá, Parintins, Iranduba, Tefé, Tapauá, Benjamin Constant, Manacapuru, São Gabriel da Cachoeira, Caapiranga e Manicoré, venham a ser reconhecidas como cidades.
O parlamentar acrescentou ainda que vai acompanhar de perto os rumos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC)13/2003, que tramita no Senado e pode vir a contribuir positivamente para a criação de novos municípios.

Um comentário:

  1. Luiz - jornalista - São Paulo - capital

    Sou jornalista, moro em São Paulo , capital.
    Olhando o mapa dos municípios do estado do Amazonas,o município de Tapauà, foi o que me chamou mais atenção.
    Tapauá tem uma formação geográfica que já definem dois municípios.
    A intenção desse município é quase impossível pelo seu tamanho.
    È um município estratégico, já que a rodovia Transamazônica deve cortá-lo em sua extremidade.
    Que tal fazer um favor ao progresso e ao futuro vilarejo de Boa Vista, pelo menos é um vilarejo que será cortado pela Transamazônica e com o desenvolvimento desse vilarejo, chamado Boa Vista a Transamazônica seja extendida de Labrea até o vilarejo de Boa Vista. È o primeiro passo para que a rodovia chegue até Tabatinga, capital regional do Solimôes.
    Tudo isso é visa de futuro, por isso Boa Vista de Tapauá deve ser emanciapada.

    Acho também que seria prudente emancipar regiões de Atalaia do Norte, é imenso esse município.

    ResponderExcluir