castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICIPIOS: VEM AI O MUNICIPIO DE BEIJA-FLOR?

ESTRELA – A nova legislação aprovada no ano passado pela Assembléia Legislativa, recentemente regulamentada, movimenta as emancipações em todo Rio Grande do Sul. Exemplo disso é o distrito de Costão que pretende se emancipar de Estrela. Costão conta com cerca de 3 mil e 800 habitantes. O nome sugerido para o novo município, ainda provisório, é Beija Flor. De acordo com o vereador Osmar Ferrari, que lidera o movimento desde 2001, os principais motivos para a emancipação são o grande desenvolvimento do setor primário, que corresponde a cerca de 25% da arrecadação do município, e a falta de acessos.

Estão previstas reuniões de esclarecimento para a comunidade, deixando os moradores a par dos acontecimentos. O movimento tem sido liderado há 10 anos pelo empresário Osmar Ferrari, que pretende passar a liderança, alegando que não terá mais tempo para agilizar os trabalhos.

A localidade de Costão conta com 1990 eleitores, cumprindo a exigência de 1800 eleitores para que a emancipação seja possível. Outro aspecto fundamental é a existência de 150 casas no centro urbano onde será a sede. Neste caso, o distrito conta com 200 casas no perímetro urbano. De acordo com Ferrari, a grande maioria dos moradores de Costão é favorável à emancipação do município de Estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário