castelos medievais

castelos medievais

sábado, 12 de fevereiro de 2011

CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICIPIOS: SEIS LOCALIDADES LUTAM POR EMANCIPAÇÃO

Jornal A Hora dos Vales → Edição 545

Seis distritos buscam independência
Autonomia e crescimento são os principais argumentos. Com aceitação de plebiscito, eleições ocorrem em 2012
Mudanças nos critérios da legislação feitas no fim de 2010 incentiva­ram uma nova corrida para comunidades distantes eman­ciparem-se de seus municípios. Na região seis mobilizam-se para a se­paração. Algumas cidades perderão mais de 40% da área total.

Na terça-feira, dia 8, ocorre uma reunião com as comissões na As­sembleia Legislativa gaúcha na qual serão divulgados pela primei­ra vez dados sobre todas as comu­nidades que poderão se emancipar.

As comunidades Forqueta, de Ar­roio do Meio; Vila Fão, de Marques de Souza; Costão (a ser batizada de Beija-Flor), de Estrela; Palan­que e Vila Deodoro, de Venâncio Ai­res e toda área rural da parte leste de Teutônia lutam há dez anos para conseguir a independência, mas sempre esbarram na insuficiência de habitantes ou eleitores exigidos pelo governo federal.

No total há 126 pedidos na Assembleia para emancipações feitas desde 1998. Contudo, a As­sociação Gaúcha de Áreas Eman­cipadas e Anexadas (Agea) prevê que no máximo 50 distritos aten­dam os pré-requisitos.

Os novos municípios deverão realizar plebiscito até outubro deste ano nas comunidades en­volvidas para saberem se os mo­radores querem a emancipação. Se for aceito, no próximo ano serão escolhidos prefeitos e vere­adores de cada um deles.



Pedágio gerará R$ 40 mil por mês

Vila Fão, em Marques de Souza, será batizada de BELA VISTA DO FÃO. O novo município será um dos maiores entre os que surgem na região. A área territorial é de 120 quilômetros quadrados, mesma área que Marques de Souza e um pouco menor que Progresso, cidades das quais se des­membrarão as comunidades.

O pedágio da BR-386 fará parte da cidade e gerará R$ 40 mil por mês de recursos. Confor­me o presidente da comissão, Ivo Pavi, a in­dependência para a localidade significa mais proximidade com o governo e crescimento da região. O distrito é responsável por cerca de 30% da economia de Marques de Souza, baseada na produção primária, industrialização de tijolos e comércio.

As localidades de Lajeado do Meio, Cabeceira de Tocas e Três Lagoas, em Progresso; e Vasco Bandeira, Picada Cornélius e Picada May, em Marques de Souza farão parte da nova cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário