castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICIPIOS EM RORAIMA

Comissão estudará criação de novos municípios


22 de fevereiro de 2011

Tiana Brazão - Roraima em Foco

BOA VISTA - Os deputados estaduais Joaquim Ruiz (PV) e Remídio Monai (PR) estiveram nesta segunda-feira, 21, na sala de reuniões do Plenarinho da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) reunidos com a Comissão Técnica da Casa que irá trabalhar na coleta de subsídios que possam contribuir para a celeridade dos processos de criação de novos municípios.

A primeira reunião foi de definições dos primeiros passos do estudo de viabilidade das regiões a serem emancipadas. Ruiz e Monai esclareceram quais as metas a serem alcançadas e expuseram seus pontos de vista acerca do tema. Este foi o ponto inicial para os trabalhos que devem preparar a população para a realização das atividades relacionadas ao desmembramento de áreas.

A equipe técnica fará o levantamento de todas as características das áreas, desde as potencialidades à estrutura mínima necessária para emancipação. O processo é minucioso, e os parlamentares acreditam que pelo menos 11 municípios novos podem ser criados em Roraima. Os requerimentos para a formação do Grupo Técnico de Servidores e a Comissão Especial Temporária de Parlamentares foi aprovado no dia 17 de fevereiro de 2011.

As localidades a serem estudadas possível emancipação são as seguintes: Equador com Jundiá; Nova Colina, Santa Maia do Boiaçu com Terra Preta; Novo Paraíso; Martins Pereira e Petrolina com Serra Dourada; Félix Pinto, Vila União com São Raimundo; Vilhena com São Francisco; Trairão com Tepequém; Apiaú com Campos Novos; Taiano com Projeto de Assentamento Nova Amazônia e Paredão; Entre Rios, Jatapulândia e Jatapuzinho; e Contão com Surumu.

Entretanto, a Comissão poderá definir novas localidades a serem emancipadas, bem como, excluir aquelas que não preencherem os requisitos legais para emancipação, tomando-se como base para o estudo inicial as informações populacionais do censo realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - em 2010. (PF)

Fonte: Roraima em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário