castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 26 de maio de 2010

processos de emancipação no Ceará

Em reunião na tarde desta segunda-feira (24/05), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou o pedido de emancipação de 19 distritos. De acordo com o presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), das 57 solicitações – 50 de emancipações e sete de incorporação – que chegaram a AL, apenas esses 19 atendem a todos os requisitos que a Lei Complementar nº 84, de 2009, determina. Antes de serem aprovados, todos os pedidos passaram por um levantamento de informações junto ao IBGE, Ipea, Tesouro Nacional, Sefaz, Prefeitura e TRE.Domingos Filho informou que dos demais distritos, 11 não preencheram o requisito que dispõe sobre a população; dez ao requisito econômico e dez a questão da infraestrutura. No entanto, o parlamentar explicou que a Mesa Diretora optou por dar um prazo de 15 dias para que esses distritos que não atenderam as determinações acerca da infraestrutura, possam apresentar suas defesas.
“A lei é rígida, mas para não sermos injustos decidimos dar esse tempo, pois é possível que alguns desses distritos hoje, atendam a condição que não atendiam quando nos mandaram o pedido de emancipação”. “Por exemplo, hoje podem ter um posto de combustível que antes não tinham”, frisou.
Conforme o presidente, a partir de agora, os 19 pedidos serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), e, transformados em decretos legislativos, que passarão a tramitar nas comissões técnicas da AL. Em seguida, serão encaminhados ao TRE para que o órgão possa realizar o plebiscito em cada um dos distritos. Aprovado pela população, cada pedido de emancipação volta a AL para votação em plenário, e finalmente, ser encaminhado para sanção pelo governador Cid Gomes.
Os 19 pedidos aprovados são dos distritos: Amanari, Antonio Diogo, Iguape, Itapebussu, José de Alencar, Juritianha, Jurema, Mineirolandia, N. Floresta Feiticeiro, Lisieux /Macarau, Parajuru, Pajuçara, Palestina, Santa Teresa do Trici, Ponto da Serra, Santa Felícia, São João do Aruaru, São Pedro do Norte e Sucesso.
Já os pedidos com prazo para defesa são: Almofala, Aranaú, Caipu, Câmara, Canaã, Caponga, Cruxati, Flores, Guanacés, Icaraí de Amontada, Ibiapaba, Ideal, Iratinga, Justiniano de Serpa, Lagoa do Mato, Lima Campos, Monte Nebo, Munduaú, Pessoa Anta, Pecém, São Miguel e Timonha.
Segundo o coordenador da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da AL, Luís Mourão, o presidente Domingos Filho já acordou com o presidente do TRE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, a realização do plebiscito juntamente com as eleições deste ano. Mourão disse também, que o Governador já se comprometeu a destinar recursos para suplementar a iniciativa, caso seja necessário.
Além do presidente Domingos Filho, participaram da reunião da Mesa Diretora os deputados José Albuquerque (PSB); Fernando Hugo, João Jaime e Osmar Baquit (todos do PSDB); Hermínio Resende (PSL) e Mauro Filho (PSB).O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Domingos Filho (PMDB), anunciou sexta-feira, 21/05, que o processo de tramitação dos pedidos de emancipação de 57 distritos cearenses terá início na próxima semana. Segundo ele, na próxima segunda-feira a Secretaria da Fazenda (Sefaz) entregará um estudo sobre o potencial econômico relativo ao ICMS desses distritos, última etapa para que o Parlamento comece a apreciar as emancipações.

“Esse documento deve chegar aqui no começo da próxima semana, que é quando devem começar a tramitar nas comissões os primeiros pedidos de emancipação. Até porque não podemos perder tempo“, disse o peemedebista, após a solenidade de inauguração do memorial da Assembleia Legislativa.

Após novo parecer das comissões técnicas, os pedidos seguem então para deliberação no plenário da Casa. Só então serão realizados plebiscitos em que toda a cidade-mãe do distrito deverá decidir se ele deve se emancipar.

O processo de desvinculação dos municípios-sede só foi possível graças a um projeto de lei de autoria do próprio, Domingos Filho, aprovado no ano passado. Ele garante o direito a emancipação para distritos com mais de 8 mil habitantes. Além disso, o local precisa ter um eleitorado superior a 40% de sua população, centro urbano constituído, com número de prédios comerciais e públicos superior a 400, além da existência de equipamentos sociais compatíveis com as necessidades básicas da população, como postos de saúde.

As emancipações, entretanto, correm o risco de serem barradas na Justiça. Em fevereiro passado, o deputado Heitor Férrer (PDT) solicitou ao Ministério Público Federal a interposição de uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a lei que permite a emancipação de distritos e a consequente criação de novas cidades. Ele argumenta que a lei complementar estadual não pode ser aplicada por depender de uma lei complementar federal – ainda não existente – que estabelecerá os prazos de emancipação. Já Domingos Filho rebate afirmando que a omissão do Congresso em determinar os prazos de emancipação restaura as prerrogativas dos parlamentos estaduais.

Barrados

Segundo Luiz Carlos Farias, assessor técnico da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já considerou inviável a emancipação de sete distritos. São eles: Campos Belo, que fica no município de Caridade; Deserto, pertencente a Itapipoca; Irajá, distrito de Hidrolândia; Lagoinha, pertencente a Quixeré; Matriz de São Gonçalo, localizado em Ipueiras; Monte Nebo, em Crateús; e Sucesso, localizado na cidade de Tamboril. Todas essas localidades não atingiram o número de mínimo de prédios e habitantes para se tornarem município.


DISTRITOS QUE JÁ PEDIRAM EMANCIPAÇÃO

1. Jurema – Caucaia

2. Pajuçara – Maracanaú

3. Pecém – São Gonçalo do Amarante

4. Antonio Diogo – Redenção

5. Santa Tereza do Trici – Tauá

6. Mineirolândia – Pedra Branca

7. Almofala – Itarema

8. Ponta Da Serra – Crato

9. Palestina – Mauriti

10. Jamacaru – Missão Velha

11. Santa Felícia – Acopiara

12. São João do Aruaru – Morada Nova

13. São Pedro do Norte – Jucás

14. Sucesso – Tamboril

15. Nova Floresta / Feiticeiro – Jaguaribe

16. Caponga – Cascavel

17. Itapebussu – Maranguape

18. Amanari – Maranguape

19. Juritianha – Acaraú

20. José De Alencar – Iguatu

21. Guanacés – Cascavel

22. Cruxati – Itapipoca

23. Icaraí – Amontada

24. Flores – Russas

25. Caipu – Carius

26. Iguape – Aquiraz

27. Aranaú – Acaraú

28. Lima Campos – Icó

29. Lisieux/Macarau – Santa Quitéria

30. Parazinho – Granja

31. Trussu – Acopiara

32. Monte Nebo – Crateús

33. São Miguel – Quixeramobim

34. Canaã – Trairi

35. Parajuru – Beberibe

36. Icozinho – Icó

37. Timonha – Granja

38. Assunção – Itapipoca

39. Deserto – Itapipoca

40. Lagoinha – Quixeré

41. Matriz de São Gonçalo – Ipueiras

42. Pessoa Anta – Granja

43. Justiniano de Serpa – Aquiraz

44. Ibiapaba – Crateús

45. Ubiraçu – Canindé

46. Várzea dos Espinhos – Guaraciaba do Norte

47. Serra do Félix – Beberibe

48. Mundaú – Trairi

49. Ideal – Aracoiaba

50. Campos Belos – Caridade

51. Iratinga – Itapajé

52. Sitio Alegre – Morrinhos

53. Camará – Aquiraz

54. Lagoa do Mato – Itatira

55. Irajá – Hidrolândia

56. Caiçara – Cruz

57.Paripueira – Beberibe

Nenhum comentário:

Postar um comentário