castelos medievais

castelos medievais

sábado, 29 de maio de 2010

CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS NO BRASIL (COMPARAÇÃO COM ESTADOS UNIDOS E CANADÁ)

acho até um absurdo quando vejo noticiários na internet quando dizem que a criação de novos estados no Brasil se tornariam "Estados Desnecessários", podemos sim e temos como criar novos Estados e Territórios no Brasil sim, e acredito que não apenas 13 estados, mas sim muito mais. Para quem não conhece o Amazonas e não vive a realidade de lá, é só pegar a planilha do Censo e ver que mais da metade da população do estado já está concentrada em Manaus, por falta de estrutura nos municipios do interior, que carecem de bons portos, estradas, universidades, hospitais, etc. No Mato Grosso, o grande impulso se deu na região norte no estado, onde cidades cresceram e se desenvolveram, mas também carecem de alguma infra-estrutura. Aqui tenho o nome dos 13 supostos estados e territórios que podem ser criados no Brasil, como mostra um mapa no blog:
ESTADO DO TAPAJÓS
ESTADO DO CARAJÁS
ESTADO DO TRIÂNGULO
ESTADO DO GURGUÉIA
ESTADO DO MARANHÃO DO SUL
ESTADO DO MATO GROSSO DO NORTE (TELES PIRES)
ESTADO DO ARAGUAIA
ESTADO DO PANTANAL
ESTADO DO SÃO FRANCISCO
TERRITÓRIO FEDERAL DO OIAPOQUE
TERRITÓRIO FEDERAL DO RIO NEGRO
TERRITÓRIO FERDERAL DO JURUÁ
TERRITÓRIO FEDERAL DO SOLIMÕES
Para ter-mos uma idéia essas regiões que querem se separar dos seus respectivos estados são regiões que querem desenvolver-se e tornarem-se realidade, assim como se tonou realidade o estado do Tocantins (que se continuasse pertencendo a Goiás, continuaria uma região atrasada e sem perspectivas de desenvolvimento).Podemos citar ainda outros casos no Brasil de Desigualdades entre regiões dentro dos próprios estados, no caso citando alguns, como a parte sul do Rio Grande do Sul, a Parte Norte de Minas Gerais, a ilha de Marajó e por ai vai. O processo de criação do estado do PLANALTO CENTRAL, incluindo Brasilia e mais 26 municipios Goianos é uma idéia a ser pensada também, assim como a recriação do estado da GUANABARA, incluindo os municipios da Baixada Fluminense, que não deixam de ser uma conurbação da cidade do Rio de Janeiro e a volta do Território de FERNANDO DE NORONHA.
Agora a comparação com os Estados Unidos é que cada estado pode legislar à sua Maneira, já o Brasil como uma Federação não dá autonomia própria aos seus próprios estados (No caso já podemos citar que nem os estados podem criar seus próprios municipios, barrados pela União e pelo descaso dos deputados que não votam uma simples PEC). Em comparação ao CANADÁ, podemos citar a revolução que o pais fez criando um território autônomo para os nomâdes do país (NUNAVUT) e prestes a criar mais dois ou três (NUNATSIAVUT, KATIVIK e STIKINE), o que serve de modelo para nossos povos indígenas (Porque não um Território indigena YANOMAMI?) onde os indigenas criam suas leis baseadas no poder central do País?
onde o governo controla apenas a segurança, saúde, taxa sobre minérios do Território. O Brasil precisa ser reinventado, pois o nosso pacto de Federação está longe de ser um pacto legitimo!!

4 comentários:

  1. Infelizmente Carajás e Tapajós não se emanciparam do Pará. E não poderia ser diferente. Logicamente o Pará, os municipíos que continuariam a fazer parte do Pará, maior quantidade populacional, disse NÃO. Também é uma pena que SÃO FRANCISCO, parte oeste da Bahia, e que já pertenceu à PERNAMBUCO, não por plebiscito, mas por atos que antecedem ao mesmo, tenha visto ser rejeitado seu pleito. Também não entendo o porquê de se achar que a divisão territorial é mal negócio. Que o digam Tocantins e Mato Grosso do Sul. Logicamente NÃO TODOS OS PLEITOS, mas sem dúvida, a maioria. Uma pena que IGUAÇU, capital Cascavel, parte oeste do Paraná e Santa Catarina, ultimamente, não se cogite da divisão. E isto que já existiu o Território do Iguaçu, com outra Capital. Relativamente ao Triângulo, apenas acho que o nome do Estado devesse ser outro. Sem dúvida, UBERLÂNDIA como Capital. SÉRGIO RODRIGUES

    ResponderExcluir
  2. Relativamente ao Estado do IGUAÇU, menciono as maiores cidades do novo Estado: Cascavel, Caçador, Chapecó, Concórdia, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco, Joaçaba, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, São Miguel do Oeste, Toledo, Umuarama, Xanxerê. Em 31.03.93 a Comissão de Constituição e Justiça arquivou a proposta de criação / plebiscito para formação do novo Estado. A capital do Território do Iguaçu, a título de curiosidade, foi Iguaçu, atual Laranjeiras do Sul.
    O estado do TRIÂNGULO (melhor outro nome), com 66 municípios, seria fruto do desmembramento da parte oeste de Minas Gerais, 90 545 km², 2.159.047 habitantes. A capital do novo estado seria a cidade de Uberlândia, que possui atualmente 600.285 habitantes (IBGE/2010) e já nasceria maior que nove capitais brasileiras. O Triângulo seria um dos estados mais ricos do país, PIB de mais de R$ 33.127.886.000,00. E por que não SÃO PAULO DO OESTE, Capital Ribeirão Preto? SÉRGIO RODRIGUES.

    ResponderExcluir
  3. Greetings from Colorado! I'm bored at work so I decided to browse your blog on
    my iphone during lunch break. I really like the info
    you present here and can't wait to take a look when I get home.

    I'm shocked at how fast your blog loaded on my
    mobile .. I'm not even using WIFI, just 3G ..

    Anyhow, amazing site!

    Look at my web page on yahoo

    ResponderExcluir
  4. Thanks very nice blog!

    Look into my web blog; read the article - http://maridajedigital.com/,

    ResponderExcluir